domingo, 24 de abril de 2011

Perguntas / Resposta



 
   


1-Doenças  e cura [I]
Pergunta: As pessoas enfermas permanecem enfermas após o desencarne? Mesmo que sejam espíritos claramente iluminados? Ou existem casos e casos?
Resposta: Quando contrariamos as Leis Universais, inscritas em nossa consciência e que se baseiam no Evangelho de amor do Cristo, adquirimos débitos que se refletem na vestimenta do espírito, isto é, o perispírito.
A estadia na carne propicia que o perispírito transmita ao corpo físico esses reflexos negativos, o que implica em uma depuração do ser.
Porém, quando a pessoa vivencia esse processo com uma mentalidade negativa de revolta, de pessimismo, sem procurar a renovação diária para o bem; sem procurar beneficiar aos demais, ela impede esse processo de depuração.
É como se fôssemos passar por uma cirurgia e fizéssemos o contrário de todas as recomendações necessária.
Assim, nesses casos, a enfermidade não propiciou significativa renovação íntima diante da vida, não correu uma modificação interior, ou seja, do padrão mental desse espírito.
Ele não soube passar pelo sofrimento.Logo, como não houve a mudança, depois da morte ele continuará plasmando no perispírito o que cultivou em sua mente durante a vida - permanecerá enfermo.Com os espíritos que, independente das circunstâncias, vivenciaram o Evangelho do Cristo, o processo é completamente diferente.

2-Doenças  e cura [II] 
Pergunta: É possível uma pessoa somar em seus pensamentos uma depressão? Ela a tem em consequência do passado ou não?
Resposta: A depressão pode ter como causa a consciência que tem o espírito de débitos passados sob a forma de culpa.
Entretanto, não podemos generalizar a afirmação.
De qualquer modo, o cultivo de pensamentos negativos, a persistência em baixo padrão vibratório, colabora para que esse estado aconteça e até se agrave a ponto de criar um círculo vicioso.
Por outro lado, o pensamento positivo, a força de vontade em elevar o nosso padrão vibratório, o serviço ao próximo, a prática do amor nos auxilia na manutenção de nosso equilíbrio.

3-Doenças  e cura [III] 
Pergunta: Considerando o grau de merecimento, como se dá a cura nos tratamentos físico-espirituais? Esta cura é lenta e progressiva ou é rápida?
Resposta: O processo de tratamento espiritual é muito relativo, e a cura já pe por si a prova do merecimento do doente, sendo que a mesma ocorre muitas vezes de forma rápida.
Ao paciente compete a conquista da cura de modo definitivo, buscando seu fortalecimento interior pela reforma moral e prática da caridade. Lembremos sempre que Jesus após praticar suas curas, recomendava. "Vá e não peques mais". 

4-Educação Mediunica
Pergunta: O que acontece para uma pessoa que se recusa a desenvolver sua mediunidade, já que esta mediunidade pode ajudar muitas pessoas? Haverá algum castigo ou cobrança?
Resposta: Energias que não doamos podem ser fator de desequilíbrio em nossas vidas. Nossa consciência, em geral, nos cobra uma atitude perante as tarefas que nos cabem. Praticando o Bem em qualquer parte, estaremos colocando nossa mediunidade a serviços de todos.
 André Luiz afirma: "Todo bem que não se faz é um mal que se pratica".

5-Espírito e Perispírito
Pergunta: O que é espírito e perispírito e qual a diferença entre eles?
Resposta: Os Espíritos respondendo a Kardec sobre essa questão disseram que o espírito é (...) "o princípio inteligente do Universo" (...)
Quando questionados sobre a definição de espírito, responderam (...) "são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material".
Em virtude da sua natureza etérea, o espírito; propriamente dito, para poder atuar diretamente sobre a matéria mais grosseira, necessita de um intermediário, isto é, de um elemento que o ligue à essa matéria.
A partir daí, processa eletromagneticamente a constituição desse elemento, gerando o que os espíritos chamam de perispírito.

6-Estudo da Doutrina
Pergunta: Por que quando estamos lendo um livro espírita nossos pensamentos se dispersam?
Resposta: É preciso, antes de qualquer coisa, ter um método de leitura, e não ler nas horas de cansaço ou sono.Procure recomeçar a leitura sempre que o fato ocorrer. Faça-o frase por frase, grifando suas dúvidas para posterior estudo.

 Emmanuel
Psicografia Francisco Candido Xavier
Livro:Plantão De Respostas*

Nenhum comentário:

Postar um comentário